PREVENÇÃO DA SURDEZ INFANTIL I
Existem Meios de Evitar a Surdez nas Crianças
Antes do Nascimento
Aconselhamento Genético
Entre as causas genéticas de surdez, a consangüinidade entre os pais é um fator de risco para a criança que vai nascer. Procure o aconselhamento nos serviços de genética dos Hospitais Universitários e nos consultórios de médicos geneticistas.
Aconselhamento Médico Pré-Natal
Toda a gestante deve procurar aconselhamento e tratamento médico pré-natal.
A gestante deve ser orientada quanto à nutrição e receber tratamento médico de eventuais doenças, a fim de evitar causas de surdez na gestação, parto e período neonatal. Um nascimento prematuro, o baixo peso da criança podem estar associados com surdez. A sífilis, a toxoplasmose, quando ocorrem na gestante, são exemplos de doenças que podem causar surdez e outras anomalias na criança que vai nascer.
Vacinação Anti-Rubéola
Em crianças dos 15 meses aos 15 anos e mulheres dos 15 aos 35 anos. A rubéola numa gestante pode causar surdez na criança que vai nascer.
A vacinação contra a rubéola é simples e altamente eficaz.
Remédios em Gestantes
Podem causar surdez na criança. Saiba do seu médico os riscos de certos medicamentos.
Após o nascimento
A criança pode ficar surda se tiver meningite, caxumba, sarampo ou pelo uso de remédios tóxicos para o ouvido.
Procure as vacinas contra a caxumba e sarampo e as vacinas anti-meningite tipo B e C.
Remédios Tóxicos
Saiba do médico de seu filho sobre os riscos de medicamentos que podem causar surdez.
Suspeita de Surdez na Criança
Com os progressos da Ciência e Tecnologia, o diagnóstico de surdez pode ser feito numa criança desde o nascimento. Se há suspeita de surdez, não espere, consulte logo.
O tratamento, na criança surda, deve ser iniciado cedo, já nos primeiros meses. Quanto mais cedo for iniciado o trabalho de habilitação da criança surda, pelos profissionais e pelos pais, melhor será o aproveitamento na aquisição da linguagem.
Perguntas que você pode fazer ao seu médico
Uma vacina pode causar doença na criança?
O que é consanguinidade?
Uma vacina pode causar doença na criança?
Referências Bibliográficas:
1. Linden A. et al. Deficientes auditivos severo-profundos: um estudo retrospectivo e uma análise prospectiva. Revista Brasileira de ORL V 56, nº 2, 1990: 76-79
2. NIH Consensus Statement. Early identification of Hearing Impairment in Infants and Young Children, National Institutes of Health. Vol 11, nº 1, March 1-3, 1993.
3. durant AS et al. Programa Triagem auditiva neonatal – Modelo de Implementação. Arq. Otorrinololaringol, 8 (1) 2004: 56-61.