Câncer de Cólon e Reto

CÂNCER DE CÓLON E RETO

O que é?

São tumores malignos, cânceres freqüentes do aparelho digestivo (intestino grosso).

Muitas vezes se desenvolvem sem sintomas que possam alertar os pacientes para um tratamento precoce; mas, assim mesmo, são cânceres que uma vez detectados podem apresentar um bom índice de cura.

Como se faz o diagnóstico?

A endoscopia (no caso chamada colonoscopia) é um exame que localiza os tumores de cólon e reto, ao mesmo tempo em que possibilita, através da Biopsia (retirada de parte ou todo o tumor) durante a colonoscopia, a identificação do tipo de tecido do tumor,orientando o médico para o tipo de tratamento e evolução da doença.

Para tumores localizados no reto (porção do intestino grosso que se situa antes do canal anal) o diagnóstico pode ser realizado pelo médico em seu consultório através de toque retal.

O que se sente?

Alguns sintomas ou sinais podem denunciar a presença de tumores de cólon e reto: sangramento anal, eliminação de muco junto com as fezes, modificação do ritmo de evacuações, dores localizadas nos trajetos do intestino grosso, aumentos localizados no abdome.

Todos ou alguns desses sinais ou sintomas podem estar presentes assim como o paciente pode ser portador de um tumor sem que algum sinal ou sintoma seja constatado.

Como devemos proceder?

Seria conveniente que todo indivíduo que constatasse alguma dessas queixas procurasse o profissional da saúde para esclarecer a causa.

Existe uma parte da população chamada de “população de risco”; são aqueles indivíduos que tem ou tiveram familiares com tumores do aparelho digestivo ou mais exatamente do intestino grosso. Esses deveriam se submeter a uma colonoscopia para esclarecer a causa dos sinais ou sintomas já relatados.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

Este câncer é hereditário?

Qual o prognóstico?

Como fazer prevenção deste tipo de câncer? Como devo iniciar e quando examinar?

Quem faz parte do grupo de risco?

Como deve ser o seguimento?

Como este câncer se espalha?

Quando se realiza uma derivação (colostomia)?