Vasculites Por Hipersensibilidade

VASCULITES DE HIPERSENSIBILIDADE

As vasculites de hipersensibilidade têm em comum uma alteração histológica chamada vasculite leucocitoclástica, que significa destruição leucocitária e celular. A pele é o tecido que está sempre comprometido, muitas vezes de modo isolado. Quando outros órgãos estão afetados, geralmente não o são com a severidade que ocorre nas outras vasculites sistêmicas.

Supõe-se que o mecanismo envolvido na vasculite seja uma reação de hipersensibilidade a um estímulo antigênico com formação de complexos imunes solúveis que se depositam em grande quantidade e rapidamente.

A etiologia, na maioria das vezes, é conhecida. São antígenos externos como bactérias, vírus e parasitas, medicamentos ou toxinas. Nestas situações, todas as lesões, caracteristicamente, estão no mesmo estágio evolutivo.

MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS E TRATAMENTO

O modelo de vasculite de hipersensibilidade é a Púrpura de Henoch-Schönlein, também conhecida como púrpura alérgica e púrpura anafilactóide devido às evidências de hipersensibilidade a bactérias e vírus. É mais comum em crianças e a marca registrada é o início agudo de púrpura palpável (púrpura são pequenos pontos vermelhos ou cor púrpura resultado de extravasamento de sangue de capilares rompidos).

Em um paciente que está com uma infecção aparente ou não, aparecem:

&nbsp

lesões planas e elevadas eritematosas ou purpúricas
artrite
dor abdominal

As lesões cutâneas resolvem em poucas semanas podendo deixar manchas escuras. Em casos mais graves aparecem vesículas sanguinolentas que podem evoluir para gangrena. As áreas mais comprometidas são membros inferiores, antebraços e mãos. Nos pacientes acamados, região dorsal e glúteos podem estar igualmente repletos de lesões.

&nbsp

Dor articular de localização variável é freqüente.
Artrite (mais nos tornozelos e acompanhada de edema de 1/3 distal de pernas e pés) é comum e ajuda para que o médico lembre-se do diagnóstico.

Outras manifestações freqüentes são:

&nbsp

inflamação renal discreta com sangue e proteína na urina e
dor abdominal relacionada com vasculite na mucosa intestinal.

Perguntas que você pode fazer ao seu médico

A causa dessa doença é conhecida?

Esta doença tem cura?

O tratamento é esta receita somente ou devo repetí-la?

Há interferência com outros remédios que estou usando?

Quais os efeitos colaterias?

Qual é o prognóstico?

Quais os órgãos comprometidos?

Que cuidados devo ter com meus hábitos diários, profissionais e de lazer?

Quais os sinais de alerta?

Devo fazer exames de controle?